Foto: Jean Pimentel / Arquivo
Festival de Balonismo volta a acontecer na cidade após quase dez anos
O retorno do Festival de Balonismo de Santa Maria, após quase 10 anos, gerou grande repercussão entre a população, segundo os organizadores do evento. Não à toa, o local precisou ser alterado para atender a demanda prevista.
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Esperado para os dias 10 a 13 de abril, o evento será em uma área de três hectares na Rua dos Angicos, no Residencial Lopes. A Gare, local originalmente anunciado para a realização das decolagens, foi descartada por suas dimensões e por questões de segurança do público presente.
Diego Machado, sócio da Rocha Balonismo, empresa responsável pelo festival, afirmou que o evento “resgata emoções do povo santa-mariense”. A procura por informações também gerou dúvidas recorrentes sobre os balões, entre os interessados. O Diário conversou com o piloto Rodrigo Zapper para entender como funcionam estes aeróstatos, as aeronaves mais leves do que o ar.
Como funciona a decolagem de um balão?
Entender os componentes de um balão é o primeiro passo para entender como ele funciona. A grande “lona” de um balão, chamada de envelope, é ligada ao cesto por cabos. No topo do envelope, há uma válvula, conhecida como tap, que pode ser aberta e fechada. Já o cesto, onde os tripulantes ficam durante o voo, é também o compartimento em que os cilindros de gás propano são alocados. Conectado ao cilindro está o maçarico, que é o sistema de acionamento da chama.
Com o equipamento montado, o cesto é deitado no chão para que o envelope seja conectado. Isso feito, uma ventoinha é acionada para a inflagem parcial do envelope com ar frio. Neste momento, o tap é fechado, para conter o ar dentro da lona.
– O balão cheio, com o ar gelado, está pronto para ser colocado de pé. Neste momento, entramos com o gás quente. O ar frio que está dentro do balão é aquecido pelo gás, o que deixa ele mais leve do que o ar. No momento que eu quiser decolar, começo a acionar mais gás, até o balão sair do chão e alçar voo – conta Zapper.
É possível controlar a direção de um balão?
Não totalmente. Zapper explica que o balão é orientado pela direção do vento. O controle dos pilotos sobre a aeronave é feito por meio de correções de altitude, conforme as camadas de vento.
– A 300 metros você pode ter uma camada para a direita, a 600 uma para a esquerda. Por isso que, sempre que queremos corrigir a direção que desejamos ir, subimos e descemos, achando as camadas de vento do nosso voo.
Para corrigir a altura do balão, o tap é acionado. Quando a intenção é descer, a válvula é aberta, para que o ar frio entre e o balão esfrie. Para subir novamente, o tap é fechado e aciona-se o gás.
Como pousar um balão?
Para pousar o balão, o piloto executa uma “aproximação de escadinha”, como se refere Zapper à descida controlada da aeronave. O processo é o mesmo usado para descer entre as camadas de vento: com o tap aberto, o ar gelado resfria o balão, que perde altitude.
Mas tão importante quanto saber descer, é saber onde descer. Diferente de outros meios de transporte aéreo, o local de pouso dos balões não é definido antes do início do voo. Isso porque o controle da direção pelas camadas de vento é imprevisível. É possível ter uma estimativa, mas não certeza.
Por isso, o primeiro passo para pousar é identificar um terreno livre de obstáculos e acessível ao resgate. Segundo Zapper, a partir do momento em que o balão decola, o piloto e a equipe de resgate permanecem em contato via rádio. Quando se aproxima da hora do pouso e o local ideal é avistado, a equipe é informada e faz o deslocamento até o terreno.
– Se for propriedade particular, [a orientação é] não entrar sem antes falar com o proprietário e pedir autorização, para resgatar o balão. Se for autorizado, eles entram para fazer o resgate. Enquanto isso, fico com o balão em pé, sem desinflar. Se o proprietário não autorizar, eu decolo novamente e acho outro local para pousar.
Mas Zapper afirma que poucos são os proprietários que negam acesso para o resgate.
– Na maioria das vezes, o proprietário do terreno fica muito feliz, vai lá, leva a família para tirar foto, bater um papo com a gente.
O que é preciso para pilotar um balão?
Longe de ser simples, para pilotar um balão se passa por um processo de formação exigente. O primeiro passo é obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), um exame de saúde para certificar a aptidão física e mental de tripulantes, exigido tanto para pilotos como comissários de bordo da aviação civil. Os testes consideram o exercício de cada função.
Aprovado nos exames, é necessário fazer uma prova teórica, aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sobre leis que regem a aeronáutica, entre outros conhecimentos. Aprovado no exame teórico, o aspirante a piloto faz suas primeiras oito horas de aula prática. Segundo Zapper, estas primeiras horas podem ser assinadas por outro piloto. Porém, depois dessas horas iniciais é necessário fazer outras oito com um instrutor cadastrado na Anac.
A 17ª hora de formação é dedicada para o primeiro voo sozinho, com o instrutor em solo. Somente depois deste processo, com a aprovação do instrutor, será possível agendar o voo “cheque”. Um “checador” será sorteado pela Anac para avaliar o condutor em seu exame prático, em que são cobrados procedimentos de emergência e manejo correto dos equipamentos.
Com este procedimento, o piloto é habilitado a controlar um balão. É necessário também ter 18 anos e ensino médio completo. A licença obtida é a de Piloto de Balão Livre.
Outras curiosidades
- Quem inventou o balão?
- Como diversas invenções, a história de seu criador é repleta de controvérsias. Alguns creditam a invenção a Bartolomeu de Gusmão, português nascido no Brasil, que em 1709 teria “patenteado” o projeto de um aeróstato, chamado “Passarola”. Menos disputada é a versão que diz que os irmãos Montgolfier são os verdadeiros responsáveis pela criação, em 1783.
- Quanto pesa um balão?
- Depende do tamanho, formato e quantidade de passageiros. Os balões mais comuns, entre três e cinco mil metros cúbicos, podem pesar entre 600 e 900 quilos.
- Quanto de gás um balão usa?
- Também depende. O tempo de voo, do tamanho e peso do balão são fatores determinantes para precisar quantos quilos de gás são necessários. Segundo Zapper, um voo de cerca de 1h40min pode consumir em torno de 50 a 60 quilos de gás propano. Em balões para quatro pessoas, o gasto em um voo de uma hora se aproxima de 80 quilos.
- Qual a altitude máxima que um balão pode alcançar?
- Os voos normalmente são realizados entre 300 e 500 metros de altura. O recorde de altura em um passeio de balão foi registrado por Vijaypat Singhania, em 26 de novembro de 2005. À época, com 67 anos, o indiano atingiu a marca de 21.027 metros. Para chegar a esta altura, ele precisou viajar em uma cápsula de alumínio pressurizada, visto que a temperatura na descida chegou a marcar -93ºC.
- Os voos normalmente são realizados entre 300 e 500 metros de altura. O recorde de altura em um passeio de balão foi registrado por Vijaypat Singhania, em 26 de novembro de 2005. À época, com 67 anos, o indiano atingiu a marca de 21.027 metros. Para chegar a esta altura, ele precisou viajar em uma cápsula de alumínio pressurizada, visto que a temperatura na descida chegou a marcar -93ºC.